Como escolher filtros do Instagram – descubra o filtro correto para cada ocasião

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Quem usa o Instagram para iPhone ou Android fica confuso toda vez que vai tirar uma foto, são tantas opções! Que filtro usar? Quando? E se a foto ficar escura? E se tiver pessoas?

Não mais, este artigo vai deixar sua vida mais vintage clara e tirar suas dúvidas. Veja o que cada filtro do Instagram faz, como usar e onde definitivamente não usar.

Amaro

O que faz: Deixa o centro claro e cria um efeito de foto tirada com alta exposição (mais clara e com menos contraste), dependendo da iluminação deixa os cantos tão escuros que eles quase desaparecem.

Pra que usar: Perfeito para dias nublados já que deixa a foto levemente mais clara e dá um ar azulado pra ela, deixando tudo mais melancólico. Também perfeito para fotos nostálgicas.

Onde evitar: Como ele deixa a foto muito mais clara que o normal, não use em fotos com muita luz ou dias ensolarados, fotos de praia estão banidas desse filtro.

Exemplo:

sem-filtro-amaro-instagramcom-filtro-amaro-instagram

 

Rise

O que faz: Aumenta a exposição e dá um tom amarelado a foto.

Pra que usar: Simplesmente perfeito para tirar foto de closes no rosto ou qualquer foto com muita pele

Onde evitar: Fotos de comida, fotos muito coloridas ou que já tenham tons amarelados.

Exemplo:

 sem-filtro-amarocom-filtro-amaro

 

Hudson

O que faz: Foca no centro da imagem (deixa as bordas mais escuras), aumenta o contraste das sombras (em alguns casos elas parecem até maiores) e adiciona um tom hipster azulado na foto.

Pra que usar: A foto ideal para este filtro do Instagram é um dia nublado, fotos de arquitetura ou parques. Também funciona muito bem pra deixar tudo mais triste.

Onde evitar: Evite a todo custo usar o filtro com luz branca (lâmpadas fluorescentes por exemplo), vai deixar a foto extremamente fria. Ambientes internos e mal iluminados ou closes de rosto vão só salientar os defeitos.

Exemplo:

sem-filtro-instagram-hudsoncom-filtro-instagram-hudson

 

X-pro II

O que faz: Coloca um tom saturado e quente na foto, puxa um pouco para tons como aqua e verde. Basicamente ele deixa a foto com ar de popart.

Pra que usar: Fotos de praia, ao ar livre e com muita luz e fotos com poucos detalhes de cor, este é o filtro pra deixar sua foto com pouca cor colorida.

Onde evitar: Praia, ambientes com muita luz ou iluminação. O contraste do filtro vai deixar a foto estourada. Pode funcionar em algumas situações mas na maioria não.

Exemplo:

foto1foto3

 

Lo-fi

O que faz: Dá um efeito de sonho pra foto, deixa ela levemente embaçada, com algumas luzes estouradas, a saturação aumenta e os amarelos e aqua ficam mais vibrantes.

Pra que usar: O famoso #foodporn, ou seja, foto de comida! Fotos de entardecer também ficam legais.

Onde evitar: Como aumenta muito a saturação, fotos que já tem muita cor ficarão bizarras, retratos também ficam ruins porque salientam os detalhes (acredita, você encontrará espinhas e cravos que nem tinha ideia de que existiam).

Exemplo:

fotofoto2

 

Earlybird

O que faz: Este filtro tenta reproduzir o efeito de uma Polaroid com filme vencido, as pessoas usavam filmes fora do prazo de validade para dar um tom desbotado que tendem ao laranja, amarelo ou até mesmo bege.

Pra que usar: Hora de deixar tudo vintage! É quase como se fosse o efeito sépia, só que mais cool. Perfeito para aquele close do seu amigo com bigode fumando um cigarro.

Onde evitar: gatinhos e cachorrinhos não ficam tão fofos depois do sépia, sua pele pálida muito menos.

Exemplo:

sem-filtro-instagram-earlybirdcom-filtro-instagram-earlybird

 

Sutro

O que faz: É como se você desse uma achocolatada na foto. Ela fica com os cantos queimados e tons chocolate, parece um sépia mas tem alguns tons de rosa que deixam o filtro diferente.

Pra que usar: É o filtro mais indicado para temáticas de terror. Fotos de por do sol, vampiros, casas abandonadas, igrejas, etc.

Onde evitar: Fotos alegres e paisagens ensolaradas, felicidade não combina com esse filtro.

Exemplo:

sem-filtro-sutro-instagramcom-filtro-sutro-instagram

 

Toaster

O que faz: É como ser transportado para os anos 60, totalmente vintage, este filtro adiciona um ar amarelado as suas fotos.

Pra que usar: Várias possibilidades, sendo a mais hipster um pique-nique. Mas também da pra usar em um churrasco no quintal, fotos com multidão onde o foco é em uma pessoa, no geral este filtro dará um ar mais clássico para a sua foto do Instagram.

Onde evitar: Paisagens, fotos de closes ou aquelas fotos com a galera toda abraçada.

Exemplo:

sem-filtro-toaster-instagramcom-filtro-toaster-instagram

 

Brannan

O que faz: Aumenta o contraste, a saturação e deixa a foto com um ar metalizado. O resultado nem sempre é previsível.

Pra que usar: Todo lugar que você quiser colocar drama na foto! Um dia nublado, uma pessoa triste ou coisas do gênero.

Onde evitar: momentos felizes! Afinal você não quer dramatizar né?

Exemplo:

sem-filtro-brannan-instagramcom-filtro-brannan-instagram

 

Inkwell

O que faz: Deixa a foto preta e branca, simplesmente. Não satura de maneira alguma, mas aumenta o contraste.

Pra que usar: Deixar uma foto com ar de antiga. E também é ótima pra tirar defeitos de iluminação das fotos.

Onde evitar:  Fotos bem tiradas e com boa iluminação, elas não precisam disso, use outro filtro.

Exemplo:

sem-filtro-inkwell-instagramcom-filtro-inkwell-instagram

 

Walden

O que faz: Deixa sua foto azulada, parece que você esqueceu ela num bolso quando colocou a calça pra lavar ou escaneou depois de anos.

Pra que usar: fotografar bebês recém nascidos, cachorrinhos e gatinhos fofos.

Onde evitar: qualquer coisa que seja dramática e depressiva demais.

Exemplo:

sem-filtro-walden-instagramcom-filtro-walden-instagram

 

Hefe

O que faz: O filtro foi uma cópia do efeito de uma polaroide com o filme Impossible Project PZ 680. Escurece um pouco os cantos, aumenta o contraste e a saturação, deixando um ar quente na foto.

Pra que usar: Pra fazer a foto da festa na piscina que você tirou no último feriado parecer que foi tirada pelos seus pais em 1960

Onde evitar: Fotos com pouca cor, dias nublados e climas mais intimistas.

Exemplo:

sem-filtro-hefecom-filtro-hefe

 

Valencia

O que faz: Aumenta a exposição da foto e deixa um ar mais quente.

Pra que usar: A maioria das fotos vai ficar com uma sensação de “estourada” caso ela tenha sido bem tirada.

Onde evitar: Fotos com muita cor ou com muito brilho.

Exemplo:

sem-filtro-valencia-instagramcom-filtro-valencia-instagram

 

Nashville

O que faz: Nascido da combinação de uma Yashica (câmera vintage que produz fotos bem nítidas) e o filme Velvia RVP100. Este filtro deixa suas fotos do Instagram rosadas.

Pra que usar: Obviamente tudo que fica rosado fica automaticamente romântico, então use para coisas fofas, comidas da mamãe, etc. Funciona muito bem pra despertar um ar de nostalgia nas pessoas.

Onde evitar: Fotos muito coloridas (Mas muito colorido mesmo, como M&M`s), dias nublados e retratos, embora alguns fiquem bons.

Exemplo:

sem-filtro-nashville-instagramcom-filtro-nashville-instagram1

 

1977

O que faz: Deixa tudo com um ar vintage (ah,jura?), aumenta levemente a exposição e adiciona um filtro avermelhado as fotos.

Pra que usar: Sua foto foi tirada na década errada? Então este é seu filtro! Funciona para praticamente tudo, mas seus pontos fortes ficam em fotos na praia, piscina, comida e aquele retrato com toda a família reunida. Também pode ser uma salvação pra sua foto de por do sol que não ficou legal, já que o céu vai ficar um pouco mais vermelho.

Onde evitar: Como ele deixa a foto avermelhada, cuidado na hora de retratos caso as pessoas já tenham passado por algumas taças de vinho (aquele momento bochecha rosada), fotos com alta exposição ou muita luz também não funcionam.

Exemplo:

sem-filtro-1977-instagramcom-filtro-1977-instagram

 

Kelvin

O que faz: Este é o rei dos filtros nostalgia do Instagram! Super satura sua foto e deixa ela com um tom amarelado/avermelhado. De brinde você ganha uma borda com efeito de rasgado/riscado.

Pra que usar: Nada. Este filtro é extremamente difícil de achar uma foto que fique boa com ele. É como se você adicionasse Cury a ela: é vermelho, não fica bem com tudo e vai depender muito do seu gosto.

Parece que ele só fica bom em dias nublados ou fotos com pouquíssimo contraste.

Onde evitar: Retratos, fotos de comida, fotos coloridas, com alta exposição, paisagens, fotos noturnas, animais…

Exemplo:

sem-filtro-kelvin-instagramcom-filtro-kelvin-instagram

 

Claro que cada um tem seu gosto e as dicas de Pra que usar e onde evitar não precisam ser levadas a risca. Afinal, você até pode encontrar uma nova utilidade do filtro ou sua foto ficou tão linda que merece todos os filtros.

Depois de escolher seu filtro no Instagram, não esqueça de colocar um bom foco, as vezes só de deixar um círculo focal no canto da imagem já deixa a foto muito mais linda, Lembre-se que também é possível escolher manter ou não a borda, nem sempre a borda é uma boa escolha.

Instagram na loja de aplicativos da Apple
Instagram no Google Play

Foto do piquenique (Toaster) por Rubber Slippers In Italy.
Foto de paisagem (Brannan) por
Astragony.
Foto dos gatos (Welden) por
DeSnousa.

Comentários

  1. Fernando says:

    Eu costumo usar Nashville (com contraste ligado) para fotos de campo/fazenda

  2. wendell says:

    Poww belo post altas dicas e tals
    deu até vontade de sair por ai fotografando tudo pra postar xD

  3. bernardo says:

    Quero agradecer o andré Colmenero que me indicou esse link!

    Falando em link.. segue o link dele! Obrigado André!

    http://www.facebook.com/andrevaldo?fref=ts

  4. Maurilio says:

    O que é uma foto estourada???

Leave a Reply