Minha mãe e meu chefe entraram no Facebook, e agora?

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Você deve estar pensando: e agora f*deu. Mas calma, o Facebook é incrível justamente porque te deixa filtrar o que quiser, veja como.

Usuários do Orkut tem duas opções: ou deixam tudo privado ou deixam tudo público. Quando a opção privada é selecionada, todos os seus amigos ainda assim podem ver o conteúdo.

Só que nossos amigos nem sempre são pessoas íntimas ou que gostaríamos que vissem o conteúdo postado, por exemplo: colegas de trabalho, pai, mãe, chefe…

Supondo que você já deixou essa coisa chamada Orkut de lado, veja como selecionar quem pode ver o que no Facebook.

Configurando opções e filtros de privacidade no Facebook

Primeiro passo – Criar listas de amigos para tudo

Criando listas você vai poder selecionar vários contatos de uma vez para bloquear fotos, atualizações, status de relacionamento e o que mais quiser.

Logado no Facebook, vá em Amigos (clique aqui para ir direto) > Criar uma lista.

Crie listas pra tudo, desde sexo até interesses. Podem ser quantas quiser, um contato pode ser adicionada em mais de uma.

Sugestões de listas:

  • Meninos;
  • Meninas;
  • Colegas de trabalho;
  • Ex-namoros;
  • Família;
  • Lista de interesses (Geeks; pessoas que gostam de séries etc);

Toda vez que um contato for adicionado, a opção de listas vai aparecer, lembre-se de adicioná-lo para que depois não hajam falhas no seus planos de esconder as coisas do mundo.

Segundo passo – Decidir o que quer esconder e de quem

Vá em Conta  > Configurações e privacidade (ou clique aqui).

Selecione Personalizado e clique em Personalizar configurações

Configurações de privacidade avançada do Facebook

Lá você vai encontrar configurações desde o status do relacionamento, sua data de aniversário e dá até pra escolher quem pode ver seu celular/e-mail.

Muita atenção para o primeiro item Publicações enviadas por mim que é o mais importante. Ele define todos as atualizações, status, postagens, fotos e tudo mais que vier daqui pra frente em seu perfil.

Privacidade no Facebook

Escolha o que quiser editar e selecione Personalizar, a caixa acima aparecerá.

Existem duas formas de esconder conteúdo. Uma é deixando somente disponível para uma lista de pessoas e a outra é excluindo um determinado grupo. Se você quer esconder algo de sua mãe, chefe, grupo de colegas, a segunda forma é melhor.

Tudo que precisa fazer é selecionar “somente amigos” (nunca amigos dos amigos, pois é arriscado uma pessoa em comum ver) na primeira caixa e na segunda digitar o grupo que gostaria de esconder o conteúdo. No exemplo acima o grupo Work não verá o status do relacionamento.

A fica também vale para pesssoas, só começar a digitar que o nome é sugerido. No exemplo acima poderia ser sua mãe.

As possibilidades são infinitas, é só ser criativo. Eu por exemplo tenho uma lista de “gringos”, como meus status são quase todos escritos em português, por padrão eles não vêem nada.

Álbum de fotos

Os álbuns de fotos tem uma configuração separada, na mesma página você vai encontrar o link Editar privacidade do álbum de fotos existentes. Lá você edita quem pode e quem não pode ver suas fotos no Facebook.

Na prática

Toda vez que for postar num novo status, tem a possibilidade de mudar as configurações, mesmo sem nunca ter configurado antes.

ScreenShot033

É só clicar no cadeado logo ao lado do botão compartilhar toda vez que for postar um status. Também dá pra configurar a privacidade toda vez que iniciar um novo álbum de fotos.

Terceiro passo – Tirando a dúvida

Agora que está tudo configurado, hora de confirmar se está tudo certo mesmo.

Privacidade do Facebook para outros

Na mesma página de configurações avançadas onde são configurandos os detalhes, é possível ver como outras pessoas veem o seu perfil.

Logo acima da lista de opções, existe o link visualizar meu perfil clicando lá aparece seu perfil como é público (para um mero amigo logado no Facebook), também é possível digitar nomes e ver como determinadas pessoas veem seu perfil, suas fotos e o resto,

Cuidado com amigos em comum

De nada adianta esconder o status do relacionamento da sua namorada se ela tem 25 amigos em comum com você, mais cedo ou mais tarde ela vai acabar percebendo.

Curtir o Jardel’s Corner no Facebook

Tome muito cuidado ao configurar as opções e principalmente a adicionar amigos (em alguns casos como adicionando via iPhone, a opção de listas não é oferecida logo depois) e não esqueça de colocar todos em listas.

Comentários

  1. Jardel Capim says:

    muitas pessoas vêm me perguntar sobre essas configurações tendo interesse em privacidade no chat.

  2. leoberto says:

    eu amei a dica e sinceramente axo bobagem esse aue q fazem em cima da privacidade no facebook. pra mim, as configurações q existem dao conta do recado, eu nao preciso d mais privacidade q isso.

    ps.: vc tem uma lista de twitter-ignore??
    :…(

Comente