Onde Publicar Suas Músicas Online (Para Bandas) parte 1

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Aviso: Esta série é voltada para bandas.

Se você tem uma banda, sabe como é difícil inicio de carreira, primeiro os equipamentos, depois gravar um disco em estúdio ou com algum aparelho decente em algum estúdio caseiro. Estima-se que hoje em dia existam mais de 4 milhões de músicas no mundo (fonte: Livro Free Culture do Lawrence Lessig), algumas que você nunca nem ouviu falar, mas que devem ser legais, talvez até podem virar o seu artista preferido, mas sem incentivo ninguém vai adiante. Atualmente ou você engole o que a as grandes gravadores estão promovendo naquela semana ou vai pra redes p2p e se passa a barreira do legal.

Bandas novas sempre tiveram esse problema “como vamos fazer nosso álbum ser ouvido?“. Esta série vai mostrar algumas alternativas pra você e sua banda até você conseguir um contrato com uma gravadora e vender sua alma de vez.

CDs... CDs... CDs...
imagem por Daveybot

Primeiro passo, se você sabe o que é Creative Commons, licencie sua música sob uma licença não comercial, assim todo mundo vai poder baixar a música em redes p2p e mandar para os amigos sem infringir nenhuma lei. Mas os sites abaixo também aceitam conteúdo com todos os direitos reservados (as pessoas só poderão baixar onde você designar, leia-se: Com sua autorização), exceto o Jamendo. Fica a lista dos 5 melhores sites pra você publicar as músicas suas ou da sua banda (sem ordem específica).

Antes de prosseguir, tenha em mente como funcionam os direitos autorais musicais. Você precisa ser o dono da letra da música (instrumental/voz) pra ter direitos totais sobre ela, covers não são músicas suas, e em alguns casos você nem recebe se alguém tocá-las (mais informações aqui).

PureVolume

Feito exclusivamente para bandas divulgarem seu trabalho, só contém músicas de bandas indies (leia-se sem dinheiro) e é um grande portal pra descobrir músicas novas. Com cerca de 1 milhão de visitantes por mês e segundo o Alexa o segundo maior público é do Brasil.

Vantagens:

  • Você também pode enviar vídeos.
  • O perfil da banda é bastante personalizável.
  • Quanto mais lugares suas músicas forem divulgadas, melhor para sua banda (então incla o PureVolume na lista!).

Desvantagens:

  • Limite de poucas músicas por conta, mais uploads somente mediante pagamento de assinatura.
  • Não existe compensação financeira (pagamento de royalties).
  • Pouca audiência (dentre esse 1 milhão aproximado, quantos são brasileiros?).

O próximo artigo da série está aqui: Onde Publicar suas Músicas Online (Para Bandas) Parte 2

Toda a pesquisa da série foi feita com base em conhecimentos pessoais, páginas de ajudas disponibilizadas nos sites, os serviços Alexa e Compete como também e-mails de representantes de alguns dos próprios sites. Vale lembrar que nem todas as informações pode estar 100% certas (mas eu garanto um mínimo de 95%!).

Comentários

  1. Boa dica!
    Vou passar pra um amigo meu que está fazendo música na UFRJ.

    Abraços!

  2. Não sei se este tópico bate com o meu caso, mas estou fazendo este blog e preciso puxar uma música de um cd para a internet, transformando ela em um link para colar no script do player.

    Poderiam me dar informações de como publicar esta música ?

    Valeu !

  3. Jardel says:

    Olá Marcos, creio que não vou conseguir lhe ajudar

    Pegar músicas de CDs e colocar em páginas da internet pode ser ilegal.

    Caso o CD seja seu ou você tenha autorização para publicar as músicas na internet, é meio complicado.

    Você precisa gravar a música em seu computador por algum programa como o Nero, depois hospedar a música em algum lugar que ofereça link direto (eu não conheço nenhum), lugares como o rapidshare ou outros sites de downloads não seriam o ideal, eu realmente não sei de nenhum, seria um site onde você poderia ver o link da música direto (tipo musica.com/musica.mp3) com o final mp3 ou qualquer outra extensão de música. Daí seria só colocar isso no script.

    Você também pode procurar no Google por músicas que já existam na internet, veja este post pra mais informações sobre como procurar no Google

    Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida, deixe um comentário

  4. jose gilmar antunes says:

    Sou dj e trabalho com musica eletronica.Tenho algumas produçoes proprias.poderia me dar uma dica de como fazer a divulgaçao dessas musicas na web?

  5. helinny laurrany silva says:

    bom quero colocar minha musica na web pra artistas comprar ela eu inventei ela pençando em minha prima que se apaixono a primeira vista emtão como podo publcar ela??

  6. musica composta por suellen crystina, nome artitico crystina lima , espero que gostem da musica obrigado.

  7. Ezequiel says:

    Tenho muitas músicas
    e canto bem mas me falta recursos
    para divulgar o meu trabalho.
    estou em busca de um patrocinador.
    ou compradores.

  8. pedro says:

    justen pedro elias melho cantor

  9. eu acho que sou bon mesmo

  10. curta minha musica bad boy , red boy , hot boy

  11. cristiano dos santos says:

    quero publicar mas nao sei como que funciona e deixar a letra a dis posicao

Leave a Reply